14 de mai. de 2008

as vezes cansa, né?

Trabalho em um centro de atendimento à pessoas com problemas psicossociais, acho até que ja comentei isso aqui em alguma outra história.
Mas o que eu quero falar hoje é mais um desabafo, porque às vezes cansa...
Amo meu trabalho, meus pacientes, mas o fato é que eu também sou um ser humano e posso ter problemas como qualquer um, posso ter até maiores que alguns deles que estão lá. O problema não é esse. O problema é tu se doar, tentar, tentar, tentar, e...
NADA.
Por que eles não se ajudam? Por que eles não querem se ajudar? Pra quê procuram nosso serviço (e junto dele nosso empenho pessoal) se não querem melhorar?
Eu sei e digo o porque: ganho secundário.
Existem pessoas que, quando doentes recebem tudo da família que não ganham quando sãos. Atenção, carinho, presentes...a lista é grande. Isso se chama ganho secundário.
Agora pára e pensa: Pra quê eles vão querer melhorar?
Só que onde eu trabalho a gente luta contra isso e tenta, e como tenta, fazer as pessoas melhorarem, mas como hoje, às vezes cansa...

Um comentário:

Tulio disse...

é bem isso mesmo. pra algumas pessoas é muito mais fácil ser louco, pq já que é louco pode fazer tudo...
o "veronika decide morrer" do paulo coelho fala sobre isso. nao gosto dele mas esse livro vale.
miss u!
XX